Redução da conta de energia elétrica pelo controle inteligente das bombas de filtragem das piscinas.
Desenvolvimento do projeto
Este projeto foi desenvolvido e implantado num condomínio residencial em São Paulo que tem um verdadeiro clube de lazer. São quatro piscinas: uma climatizada coberta, uma adulto, uma infantil e uma de hidromassagem descobertas, com diferentes tamanhos, capacidades e equipamentos de filtragem da água.
O problema
As quatro bombas que movimentam os filtros de água das 4 piscinas estavam sempre ligadas, causando grandes gastos na conta de energia elétrica e com a manutenção dos motores.
Para se ter uma ideia do que significa, um único motor típico de bomba, ligado 24 horas por dia, equivale a 150 lâmpadas de LED (típicas de iluminação de ambientes residenciais) ligadas 24 horas por dia para se atingir o mesmo consumo. É muito gasto de energia!
O correto seria ligar o motor da filtragem da piscina conforme o uso dela. No verão mais pessoas vão à piscina, portanto o ideal é deixar a água filtrando por mais tempo. Já no inverno (para uma piscina externa sem aquecimento) filtra-se a água o mínimo necessário, pois provavelmente ninguém vai entrar numa água gelada!
Na prática, fazer esse controle de forma manual é trabalhoso e está sujeito a muitas falhas (esquecer de ligar ou desligar, ou ligar pelo tempo errado). O que acaba acontecendo é deixar os motores ligados o tempo todo, assim a água ficará sempre "limpinha" (mas a que custo!).
A solução
O sistema implantado pela Mirai faz, sem esquecimentos e sem erros: liga as bombas de filtragem nas horas certas e pelo tempo certo!
Resumo das funcionalidades
Os motores das bombas de filtragem são ligados apenas o necessário, automaticamente.
Em caso de queda da energia elétrica, os motores são religados automaticamente apenas pelo tempo necessário para se terminar a filtragem que estava programada.
Pode-se controlar os motores também de forma manual para realização de testes e manutenção da piscina.
Se alguém ligar os motores de forma manual e esquecer ligado, o sistema os desliga automaticamente evitando seu uso inadequado.
O controle manual de liga e desliga dos motores pode ser feito por um aplicativo através da Internet ou rede Wi-Fi local usando celular, tablet ou notebook/PC.
As telas do aplicativo são simples de usar.
O sistema permite anotar os valores dos principais parâmetros químicos da água (cloro livre, pH, alcalinidade) para serem consultados posteriormente.
O sistema registra automaticamente a temperatura da água das piscinas.
Vantagens dessa automação
Economia para o condomínio
Essa é, sem dúvida nenhuma, a principal vantagem! Com o sistema implantado verificamos que a economia mensal de energia elétrica em algumas piscinas chegou a 80%. Neste projeto, a economia de energia elétrica para todas as quatro piscinas foi suficiente para custear o contrato com a Mirai, e ainda sobrar.
Comodidade para o piscineiro
O sistema implantado não substitui o trabalho do piscineiro que ainda realiza as tarefas de limpeza e manutenção periódica das piscinas. Mas ele também foi beneficiado! Agora o piscineiro acessa o sistema pelo seu próprio celular e aciona os motores nos momentos em que precisa realizar a aspiração das piscinas, sem ter que se deslocar até a casa das bombas (onde fica o painel elétrico que controla os motores).
Controle para o síndico
O síndico também tem muito mais controle do que está acontecendo com as piscinas. Ele pode acompanhar se as bombas estão ligadas (e atuar sobre elas), como está a temperatura e a qualidade da água e a economia gerada. E com essas informações tomar as medidas corretivas que julgar necessárias.
Perguntas frequentes
Uma piscina não precisa ficar com o sistema de filtragem ligado 24 horas por dia? Se desligarmos a filtragem a água da piscina não vai ficar suja? Não é necessário nem recomendável deixar as bombas de filtragem ligadas 24 horas por dia. Os motores e os filtros usados na construção da piscina foram calculados pelo fabricante para filtrar toda a água após algumas horas de funcionamento. O uso excessivo dos motores vai diminuir sua vida útil e não vai trazer nenhum benefício extra.
O sistema da Mirai dispensa a contratação de um piscineiro? Não! O piscineiro ainda é fundamental para diversas tarefas: retirar as sujeiras que ficam na superfície da água (folhas, insetos), esfregar as bordas da piscina periodicamente para retirar a sujeira que se acumula, medir os parâmetros da água (com aquelas fitinhas vendidas em lojas especializadas), colocar na água os produtos químicos para higiene e manutenção.
Se ainda preciso do piscineiro então para que serve esse sistema? O sistema da Mirai faz o controle automático do tempo de filtragem ao longo de todo o ano, estabelecendo os tempos de funcionamento das bombas e controle dos motores de forma precisa e automática. O sistema evita que a filtragem seja feita de forma excessiva ou insuficiente, otimizando o funcionamento dos motores sem comprometer a qualidade da água. A economia em energia elétrica é um dos grandes benefícios desta automação.
Eu mesmo faço o controle do tempo de funcionamento das bombas. Então não preciso do sistema da Mirai? Se você é uma pessoa metódica e já faz todo os controle de funcionamento das bombas sem erros o sistema da Mirai ainda assim pode lhe trazer os benefícios da conveniência. Sem que você precise tomar nenhuma ação, o sistema vai ligar e desligar automaticamente as bombas economizando seu tempo. Pelo uso do aplicativo no seu celular você pode verificar se as bombas estão ligadas a partir de qualquer lugar! E atuar sobre as mesmas a qualquer momento. A automação vai, sem dúvida nenhuma, proporcionar informações sobre as piscinas como você nunca teve.
Se o sistema parar de funcionar vou ficar sem o controle dos motores de filtragem? Não. O sistema da Mirai funciona em paralelo ao seu sistema manual. Ou seja, a qualquer momento você pode ir na casa das bombas e acionar manualmente os motores.
É possível controlar a cascata da piscina? Sim. No projeto implantado pela Mirai nesse condomínio não há cascata na piscina. No entanto, é perfeitamente possível controlar o liga e desliga da cascata por um botão na área da piscina, por tempo programado, ou qualquer outra forma que seja útil aos usuários. O sistema da Mirai permite expansões facilmente, pois é totalmente modular. Nós estamos sempre à disposição para expandir o projeto.
Qualquer um vai poder acionar os motores pelo celular? Isso não é perigoso? Para poder ter acesso ao sistema de automação é necessário ser um usuário cadastrado. Tipicamente o síndico, o piscineiro e o zelador são os usuários mais comuns; moradores do condomínio não têm acesso. Além disso, o acesso ao sistema pode ser bloqueado quando o usuário está fora da rede Wi-Fi local da piscina. É o caso típico do acesso do piscineiro, que só pode controlar as bombas quando estiver trabalhando no condomínio.
Se você gostou destas ideias entre em contato conosco
A Mirai vai te ajudar a resolver os seus problemas de automação de piscinas, montando um projeto exclusivo para a sua necessidade que economiza na conta de luz e aumenta a vida útil dos seus equipamentos.
Para saber mais
Leia nosso post "Automação de piscinas em condomínios" para uma visão mais genérica do que pode ser feito em automação de piscinas.
O post "O que é automação" dá uma visão geral sobre o conceito de automação e os equipamentos utilizados.
Comments