Os pátios são áreas comuns nos condomínios, geralmente com jardins e calçadas que conectam vários prédios e portaria(s).
Nos pátios é comum encontrarmos vários tipos de iluminação:
Postes
Balizadores (que são aqueles postinhos pequenos que sinalizam um caminho)
Spots (apontados para plantas)
Refletores de segurança e outros
Geralmente a iluminação dos pátios operam de duas formas:
manualmente: um agente da segurança liga as lâmpadas do pátio, por exemplo, as 18:00 e desliga as 06:00 da manhã;
automaticamente, quando sensores acionam a toda a iluminação quando anoitece e desligam quando o dia amanhece;
No entanto cada tipo de iluminação pode e deve ter um tratamento próprio. Por exemplo:
Postes - podem ser ligados ao anoitecer e desligados no amanhecer;
Balizadores - podem ser ligados junto com postes e desligados quando não tivermos muito movimento de pessoas;
Spots de plantas - podem ser ligados junto com os postes, porém podem ser desligados por exemplo a 00:00, pois dificilmente vai ter alguém admirando os jardins de madrugada;
Refletores - podem ser ligados alguns minutos antes do anoitecer e desligados um pouco depois do amanhecer para aumentar a segurança do seu condomínio.
A ideia é ligar a iluminação somente quando faz sentido ligá-la. O sistema da Mirai faz exatamente isso, controla a iluminação do pátio do seu condomínio de acordo com a demanda! Abaixo vamos ver como funciona essa solução.
A solução
Na automação da Mirai, os horários de ligar e desligar são programados e os acionamentos são feitos de uma forma mais inteligente. Dependendo da época do ano, as noites são mais curtas (no verão) ou mais longas (no inverno). O sistema controla a iluminação de forma precisa, ajustando os tempos de ligar e desligar todos os dias, automaticamente.
Vantagens dessa automação
Economia: você nunca mais vai deixar uma luz acesa gastando energia elétrica à toa, pois o sistema de automação vai apagar a luz automaticamente.
Segurança: o pessoal da segurança vai cuidar da segurança. A tarefa de ligar e desligar a iluminação do pátio é da automação. A automação nunca "esquece" de ligar e desligar a sua iluminação!
Bem mais econômico e seguro, não?
Como funciona
Para automatizar o acendimento das luzes no pátio usamos um switch (chave) Inteligente acionada em horários pré-definidos pela central de controle. Ela substitui o interruptor comum da instalação elétrica, mas continua funcionando como um interruptor "normal", ou seja, você ainda acende e apaga as luzes com as mãos se precisar.
Perguntas Frequentes
A luz vai acender mesmo de dia? Não. No pátio a ideia é acender a iluminação só a noite. Mas se você precisar fazer uma manutenção, por exemplo, sem problemas. As luzes podem ser ligadas pelo celular, tablet ou pc.
Posso ter horários diferentes para cada item do pátio? Com certeza. A automação se ajusta a sua necessidade.
Posso acender e apagar a luz como eu fazia anteriormente com o interruptor comum? Sim! A automação não elimina a operação manual.
Preciso trocar as minhas lâmpadas por lâmpadas inteligentes? Não! O sistema inteligente controla as lâmpadas, luminárias, postes, plafons, spots, etc, que você já possui. Não é necessário trocá-las.
Posso criar uma automação bem mais específica? Sim! O sistema inteligente controla seus itens de acordo com as suas necessidades. Basta que seja programado para fazer isso. Imagine: Ligar a iluminação das fontes apenas aos finais de semana e se não estiver chovendo. Ligar um determinado item apenas as segundas, quartas e sextas, e por ai vai...
Para saber mais
Leia nosso post "O que é automação".
Veja também "Iluminação de halls de entrada".
Gostou? Entre em contato conosco
Comments